Dicas saudáveis - Mangostão e Rambutan
Estou de volta com as frutas exóticas.....
Desta vez com o mangostão e rambutan. Encontram-se com frequência nos supermercados, grandes superficies, ou, às vezes nos mercados biológicos. Caso destes exemplares.
Conhecido como a"rainha das frutas tailandesas", é um fruto arborícola, esférico vermelho a castanho-escuro. Com casca espessa e fibrosa. Deve ser cortado delicadamente para não ferir a polpa. Esta, por sua vez, é branca, mole e suculenta, de sabor doce, mas delicado. Costuma ter só uma semente. Uma das frutas reconhecidas pelas suas propriedades benéficas e terapêuticas para a nossa saúde.
Princípios activos:
- Contém xantonas que proporcionam uma acção antioxidante, antitumoral, anti-inflamatória, antiviral, antifúngica e antibiótica.
- Ácido hidrocicitrico, responsável pela sensação de saciedade, ajuda a eliminar as gorduras, logo, um responsável no combate e prevenção do "mau" colesterol.
- Quinonas - acção semelhante às tetraciclinas (antibiótico).
- Fenóis - propriedades antimicóticas.
- Catequinas e estilbenos , antioxidantes
- vitaminas e minerais
Rambutam
Fruta nativa da Indonésia, a sua designação deriva da palavra malaia Rambut (cabelo). Daí ser conhecida como a "fruta cabeluda" devido ao seu aspecto.
Possui uma polpa doce muito parecida com a da lichia. Contém vitamina C e B3, Cálcio, hidratos de carbono, Ferro, Fósforo, Proteínas e Potássio.
Saponinas e taninos e um alcalóide nas sementes.
Pode ajudar a combater o stress e reforçar o sistema imunológico. A combinação das vitaminas do complexo B, especialmente a B3 e o ácido fólico, melhoram a saúde digestiva e a pele.
Fica uma receita que encontrei na web:
Frapê de Rambutam com manga
Ingredientes:
5 Rambutans sem casca e sem pele
1/2 Manga em tiras
100ml Leite de coco
2 Folhas de Hortelã
10 Pedras de gelo
Modo de preparar:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque num copo, de imediato e sirva decorado com uma folha de hortelã.
Mais fruta exótica