Gatinho no bolso - pintura em tecido - dicas
Olá!
Como estão, tudo bem?! Espero que sim!... ;)
Hoje trago-vos este menino a espreitar, ou será uma menina???!!!
Já lá vai algum tempinho, desde que a pintei pela primeira vez. Ah sim, repeti!!! T-shirts, mochilas...
Apesar de não gostar de repetir este tipo de trabalhos (pintura), não quis deixar de o fazer, sempre se ganha algum tostanito!!!
A ideia que tenho é que... fica sempre qualquer coisa a faltar... ok, sei que nunca fica igual ao primeiro, puderá ficar melhor (vai-se aperfeiçoando a técnica, descobrem-se novos truques, tintas, etc...), mas, custa-me sempre que tenho de repetir...
À peças que se tornam únicas, tem a ver com o nosso estado de espírito, como nos sentimos, até o tempo (dia) quando estamos a pintar, sei lá.... só sei que reflecte-se no resultado final, podem crer!!!
Bom, mudemos de assunto...
Eis algumas dicas para se pintar em tecido, o que vão precisar:
- Tecido branco ou de cor - vai depender muito do vosso trabalho.
- Tintas próprias para tecido,
- Pinceis, também eles, próprios para tecido,
- Papel de carvão, para transferir o desenho,
Dica: tábua de cozinha, daquelas em acrílico de se cortar os vegetais, etc... e um saco de plástico transparente, onde se coloca a tábua.
Quando começarem o vosso trabalho, tenham em atenção, que o tecido terá que ter sido previamente lavado, para retirar a goma que traz da fábrica.
Depois de escolherem o vosso desenho e de o transferirem para o tecido, aí é que vem a parte divertida.... pintar!!!
Eis o risco:
Para que servirá a tábua de cozinha, perguntarão vocês?! Eu digo-vos!!!! Quando vamos pintar, e mesmo antes ao se transferir o desenho, temos de ter a certeza de que o tecido está liso, sem rugas e, preso. E o sítio, onde vamos trabalhar, tenha uma superfície lisa, e iluminado.
Caso contrário... a coisa não vos vai correr nada bem!... Daí que opto sempre por colocar uma tábua por baixo do tecido e por cima da mesa. Facilita-me, se por exemplo, quiser, mudar de sítio sem comprometer o que já pintei...
Procuro sempre um local iluminado... é verem-me a correr as divisões da casa à procura do sol.... concorrência directa com os meus gatos!!!
Nota: é natural que o tecido fique agarrado ao plástico que cobre a tábua!!!
Depois de concluida a pintura, se forem como eu... "nunca está acabada"!!! Deixam secar. Por norma, leva 72 horas até não se ter aquela sensação de "parece que cola".
Passar a ferro, nunca por cima da pintura, colocar um pano (que não largue pêlo) por cima, ou, passar do avesso.
No mercado, encontra-se um papel próprio para este tipo de trabalhos.
Dica - como pintar em tecidos de cor - esta fica para uma próxima! ;)
Até lá, divirtam-se!!!
xoxo