Insistência ou persistência?!
Voltei à carga...
Se das outras vezes não tinha ficado satisfeita com o resultado obtido, tenha sido por teimosia ou por ser um osso duro de roer e não desistir facilmente dos desafios que imponho a mim mesma...
Voltei a pintar numa folha de cor preta.
Pintar ou desenhar numa folha de cor escura com lápis de cor requer outras técnicas ou métodos que normalmente, numa folha branca ou mais clara, não são precisos. Há que se lhe dar uma espécie de base a branco, para depois se poder aplicar as outras cores por cima e assim se vêr o contraste. Controlar a pressão exercida no lápis sobre a folha. Aqui vale para todas as vezes que se desenha. Mais pressão implica traços mais carregados, logo mais difíceis de poder trabalhar com outras cores a seguir, etc... etc...
Agora estou a dúvida...
Serei insistente?
Insistência significa aquilo que é persistente, ou o efeito daquilo que é tentado com afinco, que se quer muito. A palavra insistência é um substantivo feminino que vem do verbo insistir.
A insistência é o contrário de desistir. Como por exemplo, na frase "a insistência foi tanta, que ele acabou comprando o que o vendedor oferecia". Ou seja, o vendedor tentou tanto efectuar a venda, foi tão insistente, que ganhou pela insistência e o comprador acabou cedendo à transacção.
Persistente?
Persistência é uma característica daquilo que não desiste fácil. Agir com persistência é ser esforçado e focado em seus objectivos, sem deixar-se abalar facilmente por quaisquer críticas ou negativas.
Então sou Insistente ou Persistente?
A palavra insistência carrega um significado um pouco negativo, associado à teimosia. Aquele que insiste muito pode ser teimoso, tornar-se chato.
Enquanto que a persistência é mais associada à qualidade daquele que persiste, que resiste às dificuldades para conseguir o que quer.
Se ainda não fiquei totalmente satisfeita com o que desenhei, mas... E há sempre um mas em tudo na vida!
Mas... ao mesmo tempo sei que melhorei substancialmente a técnica! E o resultado apesar de não estar totalmente como no início idealizei... Está quase lá!
Apesar de aparentemente ter insistido com o uso do papel preto, ainda que agora um específico para desenho e o que poderia ter sido tido em conta, como uma teimosia minha, e insisti-se na mesma forma de desenhar sem tentar de alguma forma aperfeiçoar os métodos. O facto de ter aprendido a usar outras técnicas é, ou pode ser, considerado uma persistência!
Então... sou uma persistente!
Pondo a foto da minha pintura (que não está grande coisa) e a foto da @sugarberrry, na qual me inspirei, lado a lado... são notórias as diferenças, assim como as semelhanças. É bom nem falar do figo, onde tive mais dificuldades em encontrar tons que se assemelhassem com a foto original. Acredito que, se tivesse optado por desenhar numa folha branca, o resultado teria ficado mais parecido com o original.
Agora digam-me da vossa justiça...
Para rever
A primeira tentativa no papel preto